Exposição
de fotos simultaneamente em várias cidades do Brasil
Em Belo Horizonte de 18 a 31/05 , na Praça Rio Branco( Rodoviária) de 8 as 20 horas. |
- Tema deste ano quer sensibilizar sobre o respeito à privacidade da mulher durante o parto
A Rede Parto do Princípio celebra a Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento (SMRN) entre os dias 20 e 27 de maio com sua já tradicional exposição de fotos em várias cidades do país. Este ano, com o tema "Não perturbe: estou parindo!” a exposição mostra imagens de mulheres que vivenciaram o momento do nascimento de forma positiva e transformadora, com respeito aos seus direitos, segurança e privacidade.
A campanha deste ano da Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento pretende divulgar os benefícios de oferecer segurança e privacidade para a mulher e a família para o bom andamento do processo do nascimento. “Hoje, o parto é visto como um evento médico/hospitalar. Isto impõe à mulher e à família regras e rotinas que impedem o momento de recolhimento e intimidade que deveria ser o parto”, explica Thayssa Rocha, membro da Rede Parto do Princípio e organizadora da exposição em Belém.
“Não perturbe: estou parindo!” - Na exposição, que acontece no mês de maio em várias cidades do país (veja programação abaixo), as fotos mostram nascimentos em hospitais, em casas de parto e em domicílio. Algumas mostram partos de cócoras, na água e até debaixo do chuveiro. Na maioria das fotografias, o pai do bebê também está presente.
A Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento – SMRN é uma iniciativa da Alliance Francophone pour l’Accouchement Respecté (AFAR) e da European Network of Childbirth Associations (ENCA) e tem ocorrido em vários países desde 2004 . Mais informações emhttp://www.smar.info/. A Rede Parto do Princípio promove exposições de fotos e campanhas de conscientização desde 2008 em diversos locais do Brasil durante o período.
Segurança, respeito e privacidade - Um dos cientistas que estuda e defende a tese de que o ambiente afeta o bom andamento do nascimento é o francês Michel Odent. Segundo ele, a fisiologia nos permite entender que as necessidades básicas da mulher que dá à luz são sentir-se segura (diminuindo a produção de adrenalina) sem se sentir observada ou julgada. Esses seriam os pré-requisitos para a produção e ação da ocitocina, um dos principais hormônios do processo do nascimento, que atua desde as primeiras contrações até a fase do aleitamento materno. Ou seja: um ambiente de calma e privacidade favorece o processo do parto, um ambiente agitado e cheio de estímulos o dificulta. Michel Odent nasceu em 1930 e foi o primeiro obstetra a introduzir as piscinas de parto (“birthing pools”) e as salas de parto que imitavam o aconchego de uma casa (“home like birthing rooms”). Odent é autor de inúmeros artigos científicos e de 11 livros publicados em 21 línguas.
Entre as cidades que sediarão a exposição estão: Brasília, Goiânia, Dourados, Belém, Garanhuns, Niterói, Porto Alegre, Americana, ABC Paulista, São Paulo, Jacareí e, São José dos Campos. Em algumas cidades, além da Exposição, acontecerão palestras e outros eventos relacionados à SMRN.
Aqui em Belo Horizonte a exposição esta sendo realizada de 18 a 31/05, na praça Rio Branco (Rodoviária) de 8 as 20 horas.
Sobre a Rede Parto do Princípio
A Parto do Princípio é uma rede de mulheres, consumidoras e usuárias do sistema de saúde brasileiro, que oferece informações sobre gestação, parto e nascimento baseadas em evidências científicas e recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Conta hoje com mais de 250 pessoas trabalhando voluntariamente em vários locais do Brasil na divulgação dos benefícios do parto ativo.
Fonte: Na integra http://partodoprincipio.blogspot.com.br/2013/04/smrn-2013.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário