quinta-feira, 9 de maio de 2013

Oh Mãeie!!!!!!!!

Estamos em maio e este mês é lindo. É o mês de Maria mãe de Senhor, de todas as mães e claro das futuras mamães, as gestantes e é direcionado a elas e seus bebes este nosso post de hoje.



Neste mês tem mais um Mutirão em busca das Gestantes! E para isso, é importante fazer as visitas em todas as casas da comunidade que ainda estão sem acompanhamento da Pastoral da Criança, para que possamos identificar novas gestantes e crianças. Uma dica bacana no jornal institucional de maio da Pastoral da Criança, é o mapeamento da comunidade para que organizar as visitas às famílias. Faça esse mapeamento junto com o Coordenador de ramo e de comunidade e a liderança, literalmente desenhe a comunidade num papel, colocando os pontos de referencias e ruas.

O Gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança, Clóvis Boufler, escreveu um artigo no jornal de maio sobre o "Parto Normal e nascimento saudável". No artigo ele destaca as vantagens do parto normal  tanto para mãe como para o bebe. Ele frisa o quanto é importante ampliar as informações nas comunidades sobre as vantagens do "parto normal, no tempo certo". A cesariana só deve ser feita se houver necessidade.

Outra dica, é buscar parcerias de trabalho com os Centros de Saúde e PSFs das comunidades, em busca das gestantes. Um trabalho conjunto que leve ao atendimento de qualidade, pois com o acompanhamento medico no pré-natal, que obrigatoriamente tem quer ter no mínimo 6 (seis) consultas, a gestante realiza os exames indicados e recebe orientação para garantir sua saúde e a do bebe. Este período da gestação exige cuidados e atenção especiais, mas ai você vai me dizer: “gravidez não é doença”, mas estamos falando de uma vida que está gerando outra vida. E SIM precisamos cuidar especialmente deste momento tão importante e de transição na vida de uma mulher, tenha a idade que ela tiver!

A qualidade do pré-natal é imprescindível para mudanças dos indicadores de saúde da mulher e da criança, e contribui para a diminuição da mortalidade materna e infantil, além de trazer segurança, bem estar e tranquilidade a gestante e bebe.

"Nascimento saudável é quando a mãe e bebe tem garantidos todos os seus direitos no parto e depois do parto" disse Dra Zilda Arns, durante uma entrevista no ano de 2008.

O parto normal, sem duvida alguma, é o melhor "tipo de parto", pois é a natureza que comanda o momento. Existem diversos grupos que discutem este tema. É claro que aqui estamos priorizando a saúde e o bem estar da mãe o do bebe, e quando se faz uma cesariana, sem necessidade é agressivo para ambos. O que precisa ser feito é a conscientização da mãe, do pai e dos familiares, desde o primeiro momento da concepção, que temos que respeitar o tempo certo do bebe e da mãe!

É necessário desmitificar o parto normal ou natural ( cada pessoa fala de uma forma). As mulheres desde cedo ficam meio que "aterrorizadas" com a dor do parto. A dor existe em todos os tipos, ela faz parte do processo de trabalho de parto. O que tem que ser feito pelos médicos  amigos e familiares é conversar abertamente sobre o assunto, dar apoio a suas decisões e tranquilizar a gestante. Nosso trabalho enquanto Pastoral da Criança é levar a informação correta a elas e dar todo apoio necessário.

No vídeo a seguir é um pouquinho de um documentário que discute os benefícios do parto normal ou natural: 

                                          O renascimento do Parto- vídeo promocional do filme

Iniciativas do Bem: Escola da Gestante

Na cidade de Pedro Leopoldo, na grande BH, no ano 2009 foi desenvolvido o projeto Escola da Gestante, uma parceria da Prefeitura da cidade, o Instituto Camargo Correa e a Pastoral da Criança. O objetivo do projeto é reduzir a mortalidade materna e infantil por meio da ampliação da atenção às gestantes, aos recém-nascidos, às crianças e suas famílias.

E vêm dado resultados importantes e benéficos à sociedade. Dados relativos às condições de nascimento do município apontam que houve aumento significativo de gestantes que realizam mais de sete consultas de pré-natal após a implementação do projeto. O percentual de nascidos vivos com sete consultas subiu de 51,99% em 2007, para 68,09% em 2010. Um grande avanço para a cidade.

Na Escola as mães aprendem sobre os cuidados com o bebe, trocam experiências com outras mães e tiram duvidas sobre amamentação, vacinas etc. Até os papais tem seu espaço garantido nesse programa. Uma bela iniciativa para trazer qualidade de vida, conhecimento e bem estar a população.



Iniciativas do Bem: Documentário Um Dia de Vida


Publicado em 16/07/2012
DOCUMENTAÇÃO - 15.07.12: O programa apresenta as ações do Ministério da Saúde para incentivar o parto humanizado no Brasil. O documentário "Um Dia de Vida" acompanha casais que passaram por esta experiência e traz reflexões sobre a importância dos cuidadores de saúde. O documentário também conta como esses profissionais contribuem, por meio de uma postura humanizada, para uma vivência mais autêntica e profunda durante o momento do parto.




Abaixo uma relação de sites e blogs que discutem diversos assuntos ligados a gestação, partos, cuidados com bebes, e diversos outros assuntos do mundo dos Pais, Mães, filhos, irmãos  famílias, amigos e tudo mais.



guiadobebe.uol.com.br

bebe.abril.com.br

www.planetabebe.com.br

www.meubebezinho.com.br

gnt.globo.com/maes-e-filhos/

vidamaterna.com

www.mamaeebebe.com.br/blog/

www.sobrebebe.com.br/

 Um abraço fraterno a todos.

Fonte:  Jornal Institucional Pastoral da Criança- Ano XXVI,n° 198. Maio 2013.
Youtube.com.br
Revista Envolver. Edição VI. Ano III. Março 2013. Pedro Leopoldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário