Este Blog tem como missão divulgar as ações implantadas da Pastoral da Criança nos 22 (vinte e dois) dos 28 (vinte e oito) municípios que compõem a Arquidiocese de Belo Horizonte. Belo Horizonte, Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Ibirité, Sabará, Vespasiano, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Caeté, Lagoa Santa, Brumadinho, São José da Lapa, Raposos, Rio Acima, Belo Vale, Nova União, Taquaraçu de Minas, Crucilândia, Moeda e Rio Manso.
Tudo começou quando as minhas filhas eram pequenas e eram acompanhadas. Minha filha mais nova tinha baixo peso, eu as vezes levava ela a Celebração da Vida, mas quem levava mesmo era minha mãe, já falecida! E passou um bom tempo, quando recebi um convite de uma outra líder atuante, me chamando para fazer a capacitação. E eu fui! Achei tudo muito interessante, tomar conhecimento das crianças que precisavam de acompanhamento a carinho.
Amo ser líder pois, fico muito feliz em ver minhas crianças crescendo em graça e sabedoria.
Hoje a menina (minha filha) que foi acompanhada porque era desnutrida se tornou uma líder também e atua na comunidade!
Eni Lopes Machado.
Paroquia Nossa Senhora do Rosário
O que me move na Pastoral da Criança?
Entrei na Pastoral através de um convite de duas lideres, a Divina e a Telma. E como sou curiosa, quis ver como era esse trabalho. Fiquei muito emocionada e, estou até hoje, pois esse trabalho é gratificante e como gosto de ajudar as pessoas estou engajada!
Eu e minha família estamos juntos na Pastoral. Meu esposo Edílson é quem toma conta da balança e, pesa as crianças com muito carinho e amor!
Celebramos todo 3º sábado de cada mês em minha casa!
Quando entrei na Pastoral fui convidada pela Luzia. Primeiro tive um pouco de duvida, mas depois comecei a gostar da caminhada, que é muito dura, mas gosto muito de estar com as crianças e a mães!
Cada sorriso de uma criança é minha recompensa da caminhada! quando penso em desistir lembro de cada sorriso!
Maria Aparecida Amaral
Paroquia Nossa Senhora do Rosário
Comunidade Santa Martinha
O que me move na Pastoral da Criança?
Eu como líder da Pastoral da Criança, vivi um momento muito rico durante o atendimento a uma criança. Morávamos na Vila Senhora dos Passos, no bairro Lagoinha pertencendo a Paroquia Nossa Senhora da Conceição. Lá tinha uma vizinha que cuidava de seus netos, e quando cheguei em sua casa uma das crianças estava deitada na cama e perguntei o porque ela não brincava com as outras. A avó me disse que ela estava desanimada, perguntei a ela se eu poderia levá-la ao medico, ela permitiu e quando o medico viu a criança,brigou comigo, então eu expliquei que a criança não era minha e que eu era líder da Pastoral da Criança. A menina tinha dois anos e pesava oito quilos e meio. O medico ficou nervoso, fez todos os exames na criança e também nos irmãos, e eles estavam desnutridos.
Para mim, valeu a pena para toda minha vida! Salvamos varias vidas pois, a mãe trabalhava fora e não podia cuidar bem das crianças. Muitos anos passaram e todos eles estão jovens e sadios!
Graça.
Paroquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
Comunidade: Santíssima Trindade.
O que move na Pastoral da Criança?
A dedicação das mães! Mesmo depois de estarem desvinculadas da Pastoral enquanto família acompanhada, elas continuam participando. Isso é sinal de amizade!
Ilma Ap. de Souza Paula.
Comunidade Nossa Senhora de Fátima!
Exposição de fotos simultaneamente em várias cidades do Brasil
Em Belo Horizonte de 18 a 31/05 , na Praça Rio Branco( Rodoviária) de 8 as 20 horas.
Tema deste ano quer sensibilizar sobre o respeito à privacidade da mulher durante o parto
A Rede Parto do Princípio celebra a Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento (SMRN) entre os dias 20 e 27 de maio com sua já tradicional exposição de fotos em várias cidades do país. Este ano, com o tema "Não perturbe: estou parindo!” a exposição mostra imagens de mulheres que vivenciaram o momento do nascimento de forma positiva e transformadora, com respeito aos seus direitos, segurança e privacidade.
A campanha deste ano da Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento pretende divulgar os benefícios de oferecer segurança e privacidade para a mulher e a família para o bom andamento do processo do nascimento. “Hoje, o parto é visto como um evento médico/hospitalar. Isto impõe à mulher e à família regras e rotinas que impedem o momento de recolhimento e intimidade que deveria ser o parto”, explica Thayssa Rocha, membro da Rede Parto do Princípio e organizadora da exposição em Belém.
“Não perturbe: estou parindo!” - Na exposição, que acontece no mês de maio em várias cidades do país (veja programação abaixo), as fotos mostram nascimentos em hospitais, em casas de parto e em domicílio. Algumas mostram partos de cócoras, na água e até debaixo do chuveiro. Na maioria das fotografias, o pai do bebê também está presente.
A Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento – SMRN é uma iniciativa da Alliance Francophone pour l’Accouchement Respecté (AFAR) e da European Network of Childbirth Associations (ENCA) e tem ocorrido em vários países desde 2004 . Mais informações emhttp://www.smar.info/. A Rede Parto do Princípio promove exposições de fotos e campanhas de conscientização desde 2008 em diversos locais do Brasil durante o período.
Segurança, respeito e privacidade - Um dos cientistas que estuda e defende a tese de que o ambiente afeta o bom andamento do nascimento é o francês Michel Odent. Segundo ele, a fisiologia nos permite entender que as necessidades básicas da mulher que dá à luz são sentir-se segura (diminuindo a produção de adrenalina) sem se sentir observada ou julgada. Esses seriam os pré-requisitos para a produção e ação da ocitocina, um dos principais hormônios do processo do nascimento, que atua desde as primeiras contrações até a fase do aleitamento materno. Ou seja: um ambiente de calma e privacidade favorece o processo do parto, um ambiente agitado e cheio de estímulos o dificulta. Michel Odent nasceu em 1930 e foi o primeiro obstetra a introduzir as piscinas de parto (“birthing pools”) e as salas de parto que imitavam o aconchego de uma casa (“home like birthing rooms”). Odent é autor de inúmeros artigos científicos e de 11 livros publicados em 21 línguas.
Entre as cidades que sediarão a exposição estão: Brasília, Goiânia, Dourados, Belém, Garanhuns, Niterói, Porto Alegre, Americana, ABC Paulista, São Paulo, Jacareí e, São José dos Campos. Em algumas cidades, além da Exposição, acontecerão palestras e outros eventos relacionados à SMRN.
Aqui em Belo Horizonte a exposição esta sendo realizada de 18 a 31/05, na praça Rio Branco (Rodoviária) de 8 as 20 horas.
Sobre a Rede Parto do Princípio
A Parto do Princípio é uma rede de mulheres, consumidoras e usuárias do sistema de saúde brasileiro, que oferece informações sobre gestação, parto e nascimento baseadas em evidências científicas e recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Conta hoje com mais de 250 pessoas trabalhando voluntariamente em vários locais do Brasil na divulgação dos benefícios do parto ativo.
Na Celebração da Vida realizada no dia 20/04/2013, na Paroquia São Sebastião e São Vicente, no bairro Santa Amelia, foi ministrada pela líder e brinquedista Gláucia, uma palestra sobre Higiene Bucal.
Com a presença das mães e crianças, foi falado sobre a importância da escovação e higienização bucal.Estavam presentes Valeria, Lígia Acácia Amanda e Brenda as novas integrantes da equipe de apoio.
Foi ensinado como realizar uma boa escovação!
Enquanto isso na cozinha, nossas outras lideres preparavam um delicioso "lanchinho".
Foi realizada uma oração puxada pela apoio Valeria, um momento de comunhão com o Espirito Santo!
E o "lanchinho"? Foi servido um fabuloso tropeiro e sucos naturais, momento em que as crianças e familiares se deliciaram!!!
No encerramento dos trabalhos, foram distribuídos kits de escovação para as crianças!!
Parabéns líderes e apoios pela iniciativa!!
Parabéns as famílias por estarem sempre em comunhão com nossa missão!
Comunidades mandem suas noticias estamos esperando!!
Abraços Fraternos!
O Post teve apoio da equipe da Paroquia São Sebastião e São Vicente.
"A criança brinca porque brincar é uma necessidade para seu desenvolvimento, por isso é um direito da criança. Em seu artigo no Jornal da Pastoral da Criança, edição de maio, Márcia Mamede aborda o tema e convida líderes, brinquedistas e brincadores para celebrar a Semana Mundial do Brincar (19 a 26 de maio) criando mais oportunidades para as crianças brincarem em suas comunidades." ²
A Semana Mundial do Brincar (SMB), é uma iniciativa promovida pela Aliança pela Infância, e pretende reunir crianças de diversas idades e culturas para incentivar a prática do brincar de forma coletiva. De 19 a 26 de maio, atividades lúdicas, debates e palestras serão realizados em mais de 20 estados, entre eles São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia e Mato Grosso do Sul.
“Percebemos que, atualmente, a prática do brincar é pouco respeitada pelos adultos. Desde cedo, as crianças têm muitos compromissos. Atividades livres perderam espaço na vida delas”, afirma Giovana Barbosa Souza, gestora institucional da Aliança Pela Infância.¹
A Pastoral da Criança, é uma das instituições que compõem a Rede Nacional Primeira Infância que cuida da Aliança pela Infância, e queremos que esta semana seja um "momento privilegiado para sensibilizar a sociedade sobre este direito fundamental das crianças."²
A brincadeira faz parte do processo de desenvolvimento das crianças, por esta rezão é um direito delas. E este direito não está sendo cumprido. Como?
Cada vez mais deixamos nossos filhos em casa, por conta de vários motivos. Dentre eles, a "falta de tempo" dos pais. E para "cobrir" essa falta de tempo, estamos ocupando as crianças com outras atividades, apenas para que elas não fiquem obsoletas.
A arte do brincar ajuda a criança a desenvolver a capacidade de discernimento, a capacidade motora, socialização com o outro, capacidade de compreensão, divisão, soma. Entre outras diversas formas de interação e conhecimento.
Neste ano estamos estimulando na Ação Brinquedos e Brincadeiras, além da figura do brinquedista preparar brincadores em todas as comunidades com Pastoral.
ESTIMULO
Para incentivar pais e responsáveis a brincar com seus filhos, confira 100 sugestões de brincadeiras para fazer com as crianças:¹
“É importante permitir que a criança aprenda a brincar sozinha”, afirma Kathleen Alfano, especialista com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento da criança
Estimular os filhos a brincar de boneca e as filhas a pilotar carrinhos incentiva a igualdade entre os gêneros no futuro
" As praças da cidade estarão cheias de meninos e meninas a brincar pelas ruas." Zc 8,5
O intuito desta campanha é valorizar e estimular espaços e momentos para crianças brincarem mais.
Lideres, levem estas informações aos pais e familiares durante as visitas e Celebrações da Vida. Se possível organizem um momento de Brinquedos e Brincadeiras diferenciado com as crianças!!
Caros amigos e amigas de caminhada. Neste post estamos trazendo novas informações acerca de um dos mais importantes exames que os RNs (recém nascidos) devem fazer.
Logo
quando nascem os bebês são submetidos a uma bateria de exames. O objetivo é
identificar quaisquer anormalidades e prevenir uma série de doenças.
A triagem neonatal, mais conhecida como teste
do pezinho, é um dos exames mais importantes na hora de detectar
irregularidades na saúde da criança. Pois com apenas algumas gotas de sangue que
são colhidas do calcanhar do recém-nascido, o teste permite diagnosticar
precocemente doenças entre metabólicas, congênitas e infecciosas.
Mas é
importante que a triagem deva ser feita entre o terceiro e o sétimo dia de vida
do bebê, já que antes disso os resultados podem não ser muito precisos.
O teste
do pezinho chegou ao Brasil na década de 70 para identificar a fenilcetonúria e
o hipotireoidismo congênito. Em 1992, o teste se tornou obrigatório em
todo o território nacional.²
Na ultima quarta-feria dia 8 de maio, uma portaria do
Ministério da Saúde habilitou Minas Gerais para a triagem de mais dois tipos de
doenças. No Estado, o laboratório responsável pela triagem é o Núcleo de Ações
em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG (Nupad).
São elas:
Hiperplasia Adrenal Congênita(HAC): produz
alterações hormonais no organismo do recém-nascido, podendo virilizar a
genitália feminina ou causar grave distúrbio hidroeletrolítico, que pode levar
ao óbito no período neonatal. O tratamento, coberto pelo SUS, consiste na
reposição hormonal.
Deficiência de Biotinidase: distúrbio metabólico
que pode levar a graves lesões neurológicas, de caráter irreversível. A
incidência de um caso para cada 20 mil nascimentos é para as formas de
deficiência parcial ou total. O tratamento é feito com o uso de vitamina
biotina.
“As duas doenças são hereditárias. Estima-se que a deficiência
de biotinidase tenha incidência de um caso para cada 20 mil nascimentos. Já
para a HAC essa relação é de um caso para cada 15 mil recém-nascidos.”¹
Como de é de praxe, a coleta do sangue é realizada nas
Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e o diagnóstico precoce é fundamental para o
tratamento adequado do paciente logo nos primeiros dias de vida.
“As secretarias municipais de saúde receberão, pelo correio e
por e-mail, as primeiras orientações sobre a inclusão das novas doenças na
triagem”, explica o professor José Nelio Januario, diretor do Núcleo de Ações
em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG (Nupad). O Serviço é
resultado de parceria entre Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde
de Minas Gerais.”¹
Os resultados serão disponibilizados on line para as
secretarias, para todas as doenças triadas: hipotireoidismo congênito, fibrose
cística, fenilcetonúria, doença falciforme, além das duas novas doenças
incluídas. O Nupad também oferece um serviço de call center 24 horas para tirar
dúvidas dos profissionais relacionadas às doenças incluídas na triagem neonatal
e pré-natal.
Além de Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul
também deverão ampliar os exames para a fase 4 do Programa Nacional de Triagem
Neonatal.
Com a inclusão das duas doenças acima citadas o grupo de
doenças que podem ser diagnosticadas através do teste do Pezinho são:³
Fenilcetonúria: Uma
doença que causa um comprometimento neurológico no desenvolvimento da
criança;
Hipotireoidismo
congênito: Doença que pode levar ao retardamento mental e má formações
físicas;
Anemia
falciforme: Pode levar a alterações em todos os órgãos e sistemas do
corpo;
Hiperplasia
adrenal congênita: Doença que faz com que a criança tenha uma deficiência
hormonal de alguns hormônios e um exagero na produção de outros, que pode
inclusive levar à morte;
Fibrose
Cística: Doença que leva à produção de uma grande quantidade de muco,
comprometendo o sistema respiratório, afetando também o pâncreas;
Galactosemia:
Doença que faz com que a criança não consiga digerir o açúcar presente no
leite, podendo levar a um comprometimento do Sistema Nervoso Central;
Toxoplasmose
Congênita: Doença que pode ser fatal ou levar à cegueira, icterícea,
convulsões ou retardo mental;
Deficiência
de biotinidase: Pode levar à convulsões, falta de coordenação motora,
atraso no desenvolvimento e queda dos cabelos;
Deficiência
de glicose-6-fosfato desidrogenase: Facilita ao aparecimento de anemias,
que podem variar de intensidade.
Sífilis
congênita: Uma doneça grave que pode levar ao comprometimento do sistema
nervoso central;
Aids:
Doença que leva a um sério comprometimento do sistema imune, que ainda não
tem cura.
O MGTV 2ª Edição de ontem, 13/05/2013, mostrou uma reportagem sobre o
assunto. Confira o vídeo no link a seguir.
A Coordenadora do setor 181- Nossa Senhora da Esperança, Rita Jardim, visitou a Paroquia Imaculada Conceição, do bairro Nova Pampulha. O objetivo da visita é implantar a Pastoral da Criança em outras comunidades pertencentes a Paroquia. uma vez que, apenas uma das comunidades está inserida na Pastoral.
Foi uma primeira visita com o intuito de divulgar e fazer um chamado às pessoas interessadas e compromissadas.
Outras oportunidades irão acontecer. Fiquem atentos a novas informações.
Convide +1.
PAROQUIA SÃO JOSÉ DO CALAFATE
A Pastoral da Criança da Paroquia São José do Calafate, participou das comemorações na Festa do Padroeiro - dia 1º de maio. Participou da Celebração Eucarística das encenações teatrais e barraquinhas de comestíveis com o intuito de divulgação.
Estamos
em maio e este mês é lindo. É o mês de Maria mãe de Senhor, de todas as mães e
claro das futuras mamães, as gestantes e é direcionado a elas e seus bebes este nosso
post de hoje.
Neste mês
tem mais um Mutirão em busca das Gestantes! E para isso, é importante fazer as
visitas em todas as casas da comunidade que ainda estão sem acompanhamento da
Pastoral da Criança, para que possamos identificar novas gestantes e crianças.
Uma dica bacana no jornal institucional de maio da Pastoral da Criança, é o
mapeamento da comunidade para que organizar as visitas às famílias. Faça
esse mapeamento junto com o Coordenador de ramo e de comunidade e a
liderança, literalmente desenhe a comunidade num papel, colocando os pontos de
referencias e ruas.
O Gestor
de Relações Institucionais da Pastoral da Criança, Clóvis Boufler,
escreveu um artigo no jornal de maio sobre o "Parto Normal e
nascimento saudável".No artigo ele destaca as
vantagens do parto normal tanto para mãe como para o bebe. Ele frisa
o quanto é importante ampliar as informações nas comunidades sobre as vantagens
do "parto normal, no tempo certo". A cesariana só deve ser feita se
houver necessidade.
Outra
dica, é buscar parcerias de trabalho com os Centros de Saúde e PSFs das
comunidades, em busca das gestantes. Um trabalho conjunto que leve ao
atendimento de qualidade, pois com o acompanhamento medico no pré-natal, que
obrigatoriamente tem quer ter no mínimo 6 (seis) consultas, a gestante realiza
os exames indicados e recebe orientação para garantir sua saúde e a do bebe.
Este período da gestação exige cuidados e atenção especiais, mas ai
você vai me dizer: “gravidez não é doença”, mas
estamos falando de uma vida que está gerando outra vida. E SIM precisamos
cuidar especialmente deste momento tão importante e de transição na vida de uma
mulher, tenha a idade que ela tiver!
A
qualidade do pré-natal é imprescindível para mudanças dos indicadores de saúde da
mulher e da criança, e contribui para a diminuição da mortalidade materna e
infantil, além de trazer segurança, bem estar e tranquilidade a gestante e
bebe.
"Nascimento saudável é
quando a mãe e bebe tem garantidos todos os seus direitos no parto e depois do
parto" disse Dra Zilda Arns, durante uma entrevista no ano de 2008.
O parto
normal, sem duvida alguma, é o melhor "tipo de parto", pois é a
natureza que comanda o momento. Existem diversos grupos que discutem este tema.
É claro que aqui estamos priorizando a saúde e o bem estar da mãe o
do bebe, e quando se faz uma cesariana, sem necessidade é agressivo para ambos.
O que precisa ser feito é a conscientização da mãe, do pai e dos familiares,
desde o primeiro momento da concepção, que temos que respeitar o tempo certo do
bebe e da mãe!
É necessário desmitificar o parto normal ou natural ( cada pessoa fala de uma forma). As mulheres desde cedo ficam meio que "aterrorizadas" com a dor do parto. A dor existe em todos os tipos, ela faz parte do processo de trabalho de parto. O que tem que ser feito pelos médicos amigos e familiares é conversar abertamente sobre o assunto, dar apoio a suas decisões e tranquilizar a gestante. Nosso trabalho enquanto Pastoral da Criança é levar a informação correta a elas e dar todo apoio necessário.
No vídeo a
seguir é um pouquinho de um documentário que discute os
benefícios do parto normal ou natural:
O renascimento do Parto- vídeo promocional do filme
Iniciativas do Bem: Escola da
Gestante
Na cidade
de Pedro Leopoldo, na grande BH, no ano 2009 foi desenvolvido
o projeto Escola da Gestante, uma parceria da Prefeitura da cidade, o
Instituto Camargo Correa e a Pastoral da Criança. O objetivo do projeto é
reduzir a mortalidade materna e infantil por meio da ampliação da atenção às
gestantes, aos recém-nascidos, às crianças e suas famílias.
E vêm
dado resultados importantes e benéficos à sociedade. Dados relativos às
condições de nascimento do município apontam
que houve aumento significativo de gestantes que realizam mais de
sete consultas de pré-natal após a implementação do projeto. O percentual de nascidos vivos com sete consultas subiu de 51,99% em 2007, para 68,09% em 2010. Um grande avanço para a cidade.
Na Escola
as mães aprendem sobre os cuidados com o bebe, trocam experiências com outras
mães e tiram duvidas sobre amamentação, vacinas etc. Até os papais tem seu
espaço garantido nesse programa. Uma bela iniciativa para trazer qualidade de
vida, conhecimento e bem estar a população.
Iniciativas do Bem: Documentário Um Dia de Vida
Publicado em 16/07/2012
DOCUMENTAÇÃO - 15.07.12: O programa apresenta as ações do Ministério da Saúde para incentivar o parto humanizado no Brasil. O documentário "Um Dia de Vida" acompanha casais que passaram por esta experiência e traz reflexões sobre a importância dos cuidadores de saúde. O documentário também conta como esses profissionais contribuem, por meio de uma postura humanizada, para uma vivência mais autêntica e profunda durante o momento do parto.
Abaixo
uma relação de sites e blogs que discutem diversos assuntos ligados a gestação, partos, cuidados com bebes, e diversos outros assuntos do mundo dos Pais, Mães, filhos, irmãos famílias, amigos e tudo mais.