sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Assembleia avalia e define ações pastorais para 2014

Nos dias 26 e 27 de outubro, na casa das Irmãs Sacramentinas, a coordenação geral e as coordenações dos seis setores da Arquidiocese de Belo Horizonte, a Multiplicadora Referência do Guia da Arquidiocese e a Coordenação Estadual realizaram a Assembleia 2013, para apresentação, avaliação e definição das ações para o trabalho Pastoral em 2014.
Dois momentos marcaram a assembléia. Logo após a abertura dos trabalhos, os participantes se debruçaram sobre a encíclica Lumen Fidei  e puderam expressar sua própria perspectiva sobre a Luz da Fé. O segundo momento foi dedicado aos trabalhos pastorais propriamente ditos trabalhados através da metodologia VER, JULGAR e AGIR.
Na visualização do trabalho, foram destaque a expansão do trabalho pastoral em vários municípios, como Ribeirão das Neves, Confins, Caeté, Brumadinho, Bonfim, Esmeraldas e Belo Horizonte, e apresentadas carências, entre elas,  as poucas visitas das coordenações de ramo as comunidades, a falta de brinquedistas, o preenchimento da FABS antes do mês acabar, a falta de busca efetiva de gestantes e crianças com menos de um ano e a pouca compreensão sobre os Indicadores de Oportunidades e Conquistas.
No campo do Julgar, foram avaliadas ações realizadas em alguns municípios, destacando seus sucessos e dificuldades. Também ficou constatada a necessidade de aumentar a equipe para atuação junto aos setores para fortalecimento do trabalho futuro. 

Quanto ao AGIR, os coordenadores planejaram ações para 2014, estabelecendo estratégias para expandir o trabalho pastoral em 20% em 2014. Eles também se comprometeram a encaminhar até o dia 20 de dezembro o plano definitivo e as justificativas para solicitação de recursos financeiros adicionais para expansão da Pastoral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário