terça-feira, 22 de abril de 2014

Arquidiocese apresenta trabalhos sociais

A Arquidiocese de Belo Horizonte realiza nos dias 25 e 26 de abril, na Igreja de São Francisco de Assis, Igrejinha da Pampulha, e na Praça de Eventos, o 5° Circuito Sociocultural da Paz. Com este evento a Arquidiocese vai mostrar os diversos trabalhos sociais e culturais desenvolvidos através do Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política.
A abertura oficial será no dia 25 às 19h com uma Celebração Eucarística, que também irá comemorar os 71 anos da Igreja projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. No dia 27, das 9h às 22h serão realizados shows, exposições, oficinas e diversas atividades artísticas e culturais.

O Vicariato Episcopal para Ação Social mantém mais de 30 projetos sociais executados por 14 Pastorais Sociais, paróquias, comunidades e ainda por duas secretarias especiais. O trabalho conta com a parceria do poder público municipal, estadual e federal, além de organizações de cooperação internacional.

Mostras e shows

A partir das 9h do sábado (dia 26 de abril), na praça enfrente à Igreja da Pampulha, várias atrações estão programadas, além da mostra dos projetos sociais da Arquidiocese: espetáculos de dança, mostra de artesanato, espetáculo infantil, mostra de arte penitenciária, lançamento do CD Artistas da Paz: Reciclando Vidas (músicas das celas), samba de Raiz/ Santo de Casa, Show Ministério Pentecostais, apresentação de Geovanne Sassá (Sinfonia de um Homem Só e conexão Tribal African Bead.Toda programação é gratuita e aberta ao público.  

Pastoral da Criança junto ao mutirão pela Cidadania

Um mutirão de cidadania é o que vai acontecer em Belo Horizonte, no próximo dia 26 de abril, com a realização da Ação Global 2014, no Point Barreiro, à Avenida  Menelique de Carvalho 11, bairro Flavio Marques Lisboa. Realizado simultaneamente em todos os estados brasileiros e o Distrito Federal, o evento é uma promoção da Rede Globo, SESI e parceiros como a Pastoral da Criança, órgãos públicos e entidades de classe.
A Ação Global facilita o acesso a direitos essenciais a todos os cidadãos. Em um mesmo dia e local, os participantes podem ter documentos emitidos e receber atendimento médico, psicológico e jurídico gratuito. Quem nunca teve uma certidão de nascimento, cédula de identidade, CPF ou título de eleitor, por exemplo, poderá obter esses documentos. Também será possível oficializar a união pelo casamento ou a separação pelo divórcio. E, pela primeira vez, com a participação da Pastoral da Criança, será possível o atendimento específico a crianças de zero a seis anos.
Em seu stand, a Pastoral da Criança fará o acompanhamento nutricional de crianças de zero a seis anos de idade, e orientará os pais em caso de desnutrição ou obesidade. Também vai orientar sobre os cuidados que devem ser tomados pela mãe, pai ou responsável sobre os primeiros mil dias da vida da criança, determinantes para garantia de uma vida futura  saudável, e prevenção de algumas doenças na fase adulta.
Tudo isso em meio a muitas atividades de lazer, educação e esporte, que deverá atrair ao Barreiro, cerca de 35 mil pessoas e realizar em torno de 85 mil atendimentos em mais das 150 atividades programadas para este ano.