quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Mensagem de Natal



“O Natal ensina-nos que se Deus, por meio de Jesus Cristo, se envolveu com o homem até Se tornar um de nós, então o que fizermos a um irmão, é a Ele que o fazemos (...).

Que Maria, Mãe de Jesus e nossa, nos alcance a graça de fazermos chegar a todos a nossa bondade e generosidade. Assim seremos um reflexo da luz de Jesus, que continua a irradiar, da gruta de Belém, para o coração das pessoas, oferecendo alegria e paz.

Um santo Natal repleto de consolações e graças do Deus Menino. Nos vossos corações, famílias e comunidades, resplandeça a luz do Salvador, que nos revela o rosto terno e misericordioso do Pai do Céu. Ele vos abençoe com um Ano Novo sereno e feliz!”

Papa Francisco

Nós da Pastoral da Criança da Arquidiocese de Belo Horizonte desejamos a todos os líderes, apoiadores, parceiros, familias e principalmente as Crianças, um natal cheio de paz e um Ano Novo repleto de conquistas.
Boas Festas!

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Pastoral da Criança, 25 anos de vida – e vida em abundância

Dos dias em que a Irmã franciscana, Esther Minguez, percorria e articulava as paróquias, sensibilizando as comunidades sobre a importância de trazer para Belo Horizonte o trabalho pastoral em defesa da redução da taxa de mortalidade infantil, 25 anos se passaram. Com o apoio do bispo Dom Serafim Fernandes de Araújo, em 1987 foram realizados os primeiros treinamentos e a primeira capacitação de líderes para desenvolverem na Capital mineira o trabalho missionário pela promoção da vida.

O trabalho cresceu, ampliou e ultrapassou fronteiras. Hoje, 1.843 líderes capacitados atendem mensalmente a 7.253 crianças e suas famílias e a 370 gestantes na Capital e municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Crianças de zero a seis anos e seus familiares são atendidas e sensibilizadas através de acompanhamento, campanhas e encontros pela promoção da vida – e vida em abundância. Nacional e internacionalmente, a Pastoral da Criança recebeu o reconhecimento público e oficial; 27 estados brasileiros contam com a ação da Pastoral; vinte e um países adotaram sua metodologia e o trabalho foi indicado duas vezes ao Nobel da Paz. Com a ajuda da Pastoral da Criança, o Brasil conseguiu com quatro anos de antecedência atingir as metas estipuladas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para índices de mortalidade infantil.

São grandes avanços, conquistados com a dedicação de voluntários e a colaboração de parceiros que, nesse sábado, dia 23 de novembro, comemoraram no Colégio Nossa Senhora das Dores, no bairro Floresta, esse “arsenal de solidariedade que é a Pastoral da Criança”, nas palavras de Dom Walmor Azevedo, durante a celebração da Missa de Ação de Graças pelo Jubileu de Prata da pastoral.

Centenas de pessoas participaram das comemorações. Durante toda a tarde, em clima de confraternização, alegria e esperança os participantes acompanharam a rica programação das festividades que contou com apresentações do Grupo de dança Passo a Passo com Maria, “Hip Hop” e “Crianças-Vamos Construir”, da Casa das Meninas da Pastoral do Menor. A festa foi solenemente aberta com uma homenagem aos parceiros da Pastoral e a leitura de uma carta da coordenadora nacional da Pastoral. Foi encerrada com a celebração de uma missa com a participação do Grupo de Congado do Vale do Paraopeba, que num lindo espetáculo de cores e sons, prestaram sua homenagem aos 25 anos da Pastoral .

No Brasil, a ação da Pastoral da Criança, comemorou 30 anos. Ela foi iniciada na cidade de Florestópolis, no estado do Paraná há 30 anos pela a médica sanitarista Zilda Arns, irmã de D. Evaristo Arns, idealizador do projeto.
Vejam algumas fotos da grande festa:



Pastoral da Criança fala aos jovens na TV Horizonte

“Caridade e Voluntariado” foi o tema do programa Caleidoscópio exibido pela TV Horizonte no dia 4 de dezembro, véspera do Dia do Voluntário, e que teve como entrevistada a coordenadora da Pastoral da Criança da Arquidiocese de Belo Horizonte, Rita Jardim Carnevalli.

O programa é destinado aos jovens e como a Pastoral da Criança trabalha com voluntariado, Rita Jardim falou sobre a importância de os jovens se envolverem em ações de voluntariado. Ela falou das muitas opções para o jovem atuar na Pastoral da Criança seja como brincador, comunicador popular ou como líder nas comunidades.

“É uma oportunidade de praticar a caridade fazendo do voluntariado um ato de amor ao próximo”, argumentou ela, que defende a necessidade da Pastoral contar com a energia dos jovens em suas ações.

Como mensagem final Rita Jardim deixou a seguinte mensagem aos telespectadores: “seja um voluntário em projetos assistenciais, tornando-se um instrumento de amor por aqueles que se acham à margem da vida esperando uma mão amiga e solidária”.

Alto Vera Cruz comemora os 25 anos da Pastoral da Criança

Os 25 anos da Pastoral da Criança de Belo Horizonte foram comemorados na Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Alto Vera Cruz, no ultimo dia 15.

Moradores, lideranças, voluntários, mães e crianças da região, além da coordenadora da Pastoral, Regina, da coordenadora do Ramo Santa Cruz e da capacitadora de área, participaram da Missa de Ação de Graças celebrada pelo Pároco Pe. Elias Floriano do Santos, às 9h.

Durante a missa, o padre Elias conclamou a todos os fiéis a darem o seu “sim” a Deus, através de atos, a exemplo de tantos ali presentes. Após a missa, encerrada às 11h30min, os líderes participaram de um almoço de confraternização.  













Brasil é exemplo no combate à mortalidade infantil, diz ONG

O Brasil foi citado pela BBC, Bristsh Broadcasting Corporation, emissora pública de rádio e TV do Reino Unido, como modelo a ser seguido no combate à mortalidade infantil em um relatório da organização não-governamental Save the Children, em outubro de 2013. O relatório afirma que o país "é um exemplo, onde o sistemático fornecimento de imunizações, cuidados de saúde no nível da comunidade e melhoras na saúde pública permitiram fortes melhoras na sobrevivência de crianças". As informações estão no site: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/10/131022_savethechildren_relatorio_dg.shtml 

Vacinação foi um dos pontos elogiados pelo relatório

O Brasil não só excedeu a meta do milênio da ONU, que estabeleceu a redução de dois terços da mortalidade infantil de 1990 até 2015, como também se manteve abaixo da marca das 20 mortes por mil nascimentos - o índice considerado como erradicação pela ONU. O país reduziu seu índice de 62 mortes a cada mil nascimentos, em 1990, para 14, no ano passado.

A série Saúde no Brasil, em que seis pesquisadores de universidades brasileiras analisam os progressos e desafios da Saúde de mães e crianças do Brasil, os estudiosos apontam os programas e iniciativas (como promoção de imunização, aleitamento materno etc) e melhorias no acesso e cuidados preventivos e curativos de saúde, destacando o papel preponderante do SUS, do Programa de Agentes Comunitários e da Pastoral da Criança, como grandes responsáveis pela melhoria.

A melhoria na educação materna, o aumento do poder aquisitivo da população pobre, a ampliação substancial da cobertura dos cuidados da saúde materna e infantil, e em menor grau, a expansão da rede de abastecimento de água e de saneamento básico, ao possibilitar mudanças na dieta (amamentação e alimentação complementar) e redução de infecções (especialmente intestinais) têm sido fundamentais para melhor cuidados das crianças.

Esse estudo ressalvou, entretanto, a lentidão com que a mortalidade materna vem se conduzindo.
E também apontou desafios como a necessidade de avançar ainda mais na questão da mortalidade infantil, do déficit de altura das crianças e de como alcançar as populações de mais difícil acesso.

O estudo cita o microbiologista René Dubos, que há 50 anos disse que “a saúde é uma miragem que continua a se afastar quanto mais perto pensamos estar”. No Brasil, novos desafios surgem todos os dias”, concluem os autores.

(Saúde no Brasil, é uma série de estudos realizados pelos professores: Cesar Vitora, Estela Aquino, Maria do Carmo Leal, Carlos Augustoi Monteiro, Fernando Barros e Celia Szwarcwald). Cesar G. Victora, pós-graduado em Epidemiogologia teve a idéia do artigo e fez um primeiro esboço de cada seção do artigo. Todos autores trabalharam nas versões posteriores e aprovaram a versão final.)

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Noticias da Comunidade

Celebração do Natal na Comunidade Santo Antônio

Para celebrar o Natal 2013, as crianças da Pastoral da Criança da comunidade Santo Antônio do ramo Pai Misericordioso foram convidadas a participar com suas famílias de um almoço oferecido pela comunidade Nossa Senhora Aparecida.
As crianças foram pesadas e muita brincadeira foi dirigida e animada pela líder Eunice, como dança das cadeiras, roda, chicotinho queimado, etc.
Houve também um momento de contar histórias, feito com competência por Maria Luiza Queiroz Braga (apoio) que se fantasiou para chamar a atenção.
Seguiu-se o momento de oração dirigido pela líder Eunice, que proclamou o Evangelho e foi feita a partilha entre todos.  Serviram um delicioso almoço e distribuíram presentes arrecadados pela comunidade.
A Pastoral da criança agradece a todos o carinho e a solidariedade dedicados às nossas crianças.

           - Ramo Pai Misericordioso, comunidade Santo Antônio, setor 5-181-Belo Horizonte

Pastoral e voluntários pela vida da criança brasileira

O Brasil comemora hoje o Dia Nacional da Pastoral da Criança, oficialmente instituído pela Lei nº 11.583, de 28 de novembro de 2007. Hoje também é comemorado o Dia Internacional do Voluntariado, data instituída pela ONU.
Por isso, hoje é um dia especial para a todos os funcionários, apoiadores e voluntários que estão se dedicando a trabalhar em prol da vida – e vida em abundância - da criança no Brasil. A Pastoral da Criança, que ocupa hoje posição de destaque na vida nacional, tem concretizado sua grande contribuição pela redução da mortalidade infantil e implantação de programas de promoção da vida graças particularmente à solidariedade de voluntários.
A fundadora da Pastoral da Criança, Dra Zilda Arns em entrevista publicada pelo site www.scielo.br/pdef/ec, “Lições da Pastoral da Criança”, afirmou que “as pessoas ajudam a Pastoral, nela se engajam porque estão movidas pela mística fraterna de construir um mundo melhor”. Para ela, os voluntários são o principal fator de êxito da Pastoral.

Nosso blog ao celebrar as duas datas, reproduz aqui uma oração do voluntário, texto de Luizinho Bastos.

Mestre!
A vida é um cenário de nobres causas
Que visam à promoção humana.
Neste propósito, coloco-me a serviço dedicando um dia, um espaço, algumas horas para atuar como voluntário.
Abençoa essa iniciativa e também a de muitos que não medem esforços para promover campanhas, criando recursos em defesa da vida.
Ofereço-te, Senhor, as sementes espalhadas, os gestos solidários, as palavras de incentivo que apontam horizontes para se exercer a cidadania.
Ilumina-me para perseverar e servir com alegria nessa ação concreta.
É gratificante ser um voluntário, por isso anseio e creio que surgirão novos colaboradores.
Obrigado, Deus, por inspirar tantos exemplos maravilhosos na construção de um mundo mais justo e fraterno. Amém.