domingo, 16 de junho de 2013

Ação Vigilância Nutricional chega na Arquidiocese de Belo Horizonte

Hoje em dia o excesso de peso é um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil e no mundo. É um problema que atinge ricos e pobres, brancos e negros, adultos e crianças. Pesquisas realizadas desde a década de 70 até 2009 mostram aumento gradativo nas taxas de excesso de peso. Entre 2008 e 2009 foi observado que a metade da população adulta brasileira apresenta excesso de peso.
Com base nos dados apresentados, a Pastoral da Criança resolveu rever o método de vigilância para melhor atender as crianças cadastradas. Há a intenção de que os líderes tenham mais tempo para atenderem as mães durante o Dia da Celebração da Vida. Como o projeto-piloto realizado nas cidades de Maringá e Cascavel no PR obteve resultados positivos, decidiu-se então, expandi-lo para todo o Brasil.
A celebração da vida continuará a ser realizada todos os meses, porém, a medição do peso e altura será feita  de 3 em 3 meses;
A metodologia da Vigilância Nutricional é segura, pois fornece o diagnóstico nutricional através do Índice de Massa Corporal, o IMC. Esse método considera o peso e a altura da pessoa, diferente da avaliação tradicional que leva em consideração somente o peso (índice peso/idade).


            IMC    =  peso
            --------------
             altura x altura




IMPLANTAÇÃO NA ARQUIDIOCESE 

Inicialmente a Ação da Vigilância Nutricional está sendo implantada no Setor Nossa Senhora da Esperança que acompanha o Município de Belo Horizonte em cinco ramos (paróquias) de seus 55 existentes. Sendo esses:
  1. São Vicente e Santa Edwirges da área 11;
  2. Nossa Senhora do Rosário da Pompéia da área 8;
  3. Nossa Senhora Aparecida da área 11;
  4. São Bernardo da área 10;
  5. São José e São Gabriel da área 5;
A equipe da Capacitadores estarão atualizando os líderes de seus ramos para depois expandir a ação para os demais ramos do setor, o intuito que em um prazo de dois anos todos os ramos de Belo Horizonte estejam desenvolvendo essa metodologia.


Veja as fotos da capacitação:









Um comentário:

  1. Considero que esta capacitação foi de grande importância para o crescimento da Pastoral, pois com os novos ensinamentos poderemos realizar um acompanhamento nutricional ainda melhor de nossas crianças.
    É a Pastoral da Criança se tornando cada vez mais um organismo que atua com seriedade, no qual podemos ter confiança!

    ResponderExcluir