quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Vigilância Nutricional


Olá, queridos! Paz e Bem!

Atualmente o excesso de peso é um dos maiores problemas da saúde publica no Brasil e no mundo. Segundo algumas pesquisas realizadas desde a década de 1970 até 2010, metade da população adulta brasileira sofre com o excesso de peso e obesidade. Outra pesquisa realizada pelo IBGE, 6,6% das crianças brasileiras menores de 5 anos já apresentam excesso de peso e , de 4,2% a 6,8% das crianças de baixa renda apresentam excesso de peso. Segundo dados da Pastoral da Criança, informados pelas FABS 1,1% das crianças, no segundo trimestre de 2010, apresentaram sobrepeso ou obesidade.

Os primeiros 1000 dias.
270 dias de gestação+ 365 dias (1° ano de vida) + 365 dias (2°ano de vida) = 1000 dias.
A prevenção precoce da obesidade infantil começa durante a gestação e vai até os primeiros anos de vida da criança. Os dois primeiros anos da criança são fundamentais para um bom crescimento e desenvolvimento e qualquer ocorrência nesse período é decisiva para a saúde.
Você sabia que as crianças que tiveram o aleitamento materno exclusivo ate os seis meses, e a introdução de alimentos saudáveis e a ainda são amamentadas ate o 2 anos, são mais saudáveis e apresentam menores chances de se tornarem obesas?!!
A prevenção desde a gestação, mantendo uma alimentação saudável, fazendo o pré-natal regular, controlando a anemia e a obesidade, e a prevenção nos primeiros anos de vida, contribuem para a prevenção da obesidade infantil.

Programa Vigilância Nutricional
A partir dos dados apresentados, a Pastoral da Criança sentiu a necessidade de rever os métodos de vigilância nutricional para melhor atender as crianças cadastradas. Desta forma, além dos cuidados com as crianças de baixo peso ou desnutridas, foi desenvolvido o Programa de Vigilância Nutricional, o qual visa à melhoria das ações adotadas para a determinação do diagnostico nutricional das crianças e, com isso, uma melhor atuação com caráter preventivo tanto sobre a desnutrição, quanto sobre o sobrepeso e a obesidade.
Para isso a Pastoral irá atualizar os métodos utilizados IPI (Índice Peso/Idade), implementando o método preconizado pela OMS, o IMC (Índice de Massa Corporal, de forma que teremos o Índice de Massa Corpora por Idade (IMC/Idade). Ou seja, além de pesar as crianças, também será realizada a medição da altura dela, durante a celebração da vida. O Objetivo é oportunizar a orientação precoce quanto ao estado nutricional da criança, e o controle do desenvolvimento.

O Projeto piloto foi realizado em duas cidades, Maringá e Cascavel no Paraná, e obteve resultados positivos e decidiu-se então, expandi-lo para todo o Brasil.

A Coordenação Nacional da Pastoral da Criança pretende capacitar 71 setores em todo o Brasil neste ano de 2013. Eles terão um ano para implantar o novo método nestes setores e , com o apoio dos capacitadores que serão formados pretende-se atingir os 236 setores restantes nos próximos 2 anos.

E para nossa alegria, o projeto chegou aqui na Arquidiocese de Belo Horizonte, no setor Nossa Senhora da Esperança, que abrange a cidade de Belo Horizonte, e será realizado em 5 ramos com até duas comunidades. Mas calma!! Ainda não foram definidos quais. O Importante é salientar que estamos trabalhando para que nossas crianças tenham vida e saúde em abundancia.

O que se espera com essa nova metodologia de trabalho é que os ramos capacitados pela equipe técnica da CNPC, apliquem o novo método e após obterem sucesso na implementação do mesmo, capacitem os demais ramos do setor. E que as famílias acompanhadas sejam beneficiadas pela agilidade da obtenção das orientações quanto ao diagnóstico nutricional de seus filhos, a melhora do estado nutricional e saúde das crianças.

Então lideres, coordenadores, apoio e comunidades, aguardem novas informações e novas mudanças!! Sempre na esperança de dias melhoras, estamos trabalhando e mudando nosso mundo....

“Gostaria de dizer-lhe, de todo o coração, que você é a pessoa mais importante na construção da justiça, pois leva paz às nossas comunidades, a começar pela orientação das gestantes, pelo incentivo ao aleitamento materno, pelo Dia da Celebração da Vida, pelo Projeto Brinquedos e Brincadeiras, pela visita mensal às famílias e por tanta mensagem que faz crescer a criança, como Deus quer, rumo à igualdade de condições, feliz, semente de Paz”.
Dra. Zilda Arns Neumann • Fundadora da Pastoral da Criança


Fonte: Material de Capacitação em Vigilância Nutricional; Projeto do Programa de Vigilância Nutricional disponibilizados no site da Pastoral da Criança.

Um comentário: