quarta-feira, 31 de julho de 2013

01º DE AGOSTO DIA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO

Bom dia!

No dia primeiro de agosto comemora-se o dia mundial da amamentação.

A data foi criada a fim de promover o exercício da amamentação natural, com o objetivo de combater a desnutrição infantil, além de possibilitar a criação de bancos de leite para crianças que não têm condições de serem amamentadas por suas mães.

O leite é um dos principais alimentos para nutrir o organismo humano e por isso, toda criança, ao nascer, deve ser amamentada.

Além dos laços afetivos com a mãe, a amamentação é necessária, pois é a forma da criança receber cálcio, fósforo e ferro, além de outros nutrientes importantes para que tenha um crescimento saudável, como as vitaminas. Garante a boa formação óssea, que vai do nascimento até os trinta e cinco anos de idade.

Os bebês devem ser amamentados até por volta dos dois anos de idade, para garantir sua saúde e imunizar contra doenças respiratórias e diarreicas, além das doenças crônicas, problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão e osteoporose.

Já se comprovou, cientificamente, que crianças que são amamentadas por suas mães, têm um desenvolvimento melhor, além do nível de inteligência ficar mais elevado. Isso em razão das trocas afetivas que acontecem durante o ato de amamentar.

A importância do colo, do aconchego materno, que traduz a proteção e o amor, faz com que o trauma de sair de dentro da barriga de sua mãe seja menor, pois lá a criança estava quentinha e bem alimentada.

A UNICEF e a OMS se uniram em campanha, recomendando às mães que o sucesso para que as mesmas consigam amamentar exclusivamente, até os seis meses de vida da criança, é iniciar o processo de amamentação logo em seguida ao parto; não oferecer outro tipo de alimento para o bebê como água e chás; que o peito seja oferecido todas as vezes que a criança quiser, chorar ou manifestar fome; e não fazer o uso de chupetas e mamadeiras, para não acostumar a criança a uma forma mais fácil de sucção.

Mundialmente falando, a amamentação ganhou um evento especial, a semana da amamentação, organizado pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), com o objetivo de divulgar as benfeitorias do aleitamento materno. A cada ano são abordados diferentes temas, como a inserção da alimentação complementar que a criança necessita receber, após os seis meses de vida, mas mantendo a amamentação até que complete dois anos ou mais.

No Brasil, o aleitamento materno é levado muito a sério, possuindo a maior e melhor organização de bancos de leite do mundo, existem 163 unidades espalhadas por todo o território nacional.

E para celebrar esta data, a Pastoral da Criança da Arquidiocese de Belo Horizonte, junto com a SILEMG (Sindicato da industria de Laticínios de MG), participará de um grande evento que acontecerá no dia 03 de agosto (sábado), no Parque Municipal (Av Afonso Pena), das 10 as 12 horas. Com o objetivo de promover, alertar e orientar quanto a importância do Aleitamento Materno.

Convidamos a todos a participar! Divulguem nas paroquias e comunidades.

 

Fontes: http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-mundial-amamentacao.htm
           Pastoral da Criança da Arquidiocese de BH.
           SILEMG- Sindicato da Industria de Laticínios de MG.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

CONGRESSO NACIONALPASTORAL DA CRIANÇA 30 ANOS

A Pastoral da Criança realiza Congresso Nacional comemorativo dos seus 30 anos em Aparecida (SP), de 27 de julho a 2 de agosto.  

O congresso vai reunir cerca de quinhentos participantes entre coordenadores da Pastoral da Criança nos estados, setores e núcleos, além da equipe nacional, assessores técnicos, palestrantes e outros convidados. Também participam do evento 20 representantes da Pastoral da Criança Internacional.
No link a seguir você vai ficar por dentro de todo o conteúdo que a Pastoral da Criança está preparando. Confira: http://www.pastoraldacrianca.org.br/30anos.

Durante o Congresso serão realizadas algumas oficinas:

1   Como os primeiros Mil dias de vida podem afetar a sua saúde

2   Vigilância Nutricional

8   Capacitação e Formação Contínua

4   Troca de experiências “O Pastor e seu território”

5   Memória e compromisso

6   Gestão Financeira

7   Brinquedos e Brincadeiras

3   Estágios de Evolução

9   Geoprocessamento


Clicando com o botão direito do mouse sobre cada oficina você acessa o link para mais detalhes. 

Aproveite as ideias e realize oficinas, eventos e troque experiências na sua comunidade!

  • Aviso Importante pessoal: os coordenadores da Arquidiocese de BH estarão presentes no Congresso, por isso o administrativo do setores Arquidiocese, N. Sra da Esperança e Conceição, funcionará para atendimento de 8 as 15 horas, a partir do dia 26/07/2013. Para duvidas entre em contato pelo (31)3422-7154.


terça-feira, 23 de julho de 2013

HISTORIAS DE SUCESSO

Olá Amigos,

Hoje temos as Historias de Sucesso emocionantes de duas líderes da cidade de Pedro Leopoldo. Confiram:

"Me chamo Izabel e sou líder da Pastoral da Criança há 7 anos. Durante este tempo resgatamos varias famílias e crianças com nossos ensinamentos. Há uma criança em especial chamada Ingrid, que acompanhamos. Ela era desnutrida e sofria de várias doenças, inclusive teve convulsões e estava correndo risco de morte, e através de nosso acompanhamento e uso da Multimistura sua saúde foi restaurada. Hoje em dia é um a criança muito saudável e sua mãe Luciana sempre nos agradece e diz que foi uma benção a Pastoral entrar em sua família. Que Deus abençoe todos vocês da Pastoral da Criança!
                                                   Líder Izabel- Comunidade Santo Antônio- Pedro Leopoldo





" Depois que me tornei líder da Pastoral da Criança tive o prazer de acompanhar também a gestação da minha filha.
Ela se casou e meu deu um netinho. Através dos ensinamentos da Pastoral da Criança acompanhei os nove meses de gestação dela e orientei. Assim meu netinho foi alimentado os seis meses somente com o leite materno, como a Pastoral nos ensina, ele é um menino lindo, forte e muito inteligente."
       Líder Maria Félix - Comunidade Santo Antonio - Pedro Leopoldo







Colaboração: Ernestina da Cruz. Comunidade Santo Antonio-  Pedro Leopoldo/MG.
Setor III-190 Nossa Senhora da Conceição.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Pastoral da Criança participa da Semana Missionária em BH

Nessa semana todas as Arq/Diocese do Brasil estão vivendo a Semana Missionária. A Semana Missionária - forma especial da Igreja no Brasil viver o programa "Dias nas Dioceses" - acontece uma semana antes da da Jornada Mundial da Juventude(JMJ) como forma de preparação para do grande evento.A Semana, na Arquidiocese de Belo Horizonte, proporciona aos jovens peregrinos a possibilidade de conhecer a nossa vivência cristã, nosso trabalho social, cultural, trocar experiências e enriquecer a fé, conhecendo nossos costumes locais em uma região considerada “um tesouro no coração católico do Brasil”.  Uma Arquidiocese que reúne os desafios ricos da coexistência de uma população de mais de seis milhões integradas em áreas  urbanas e rurais.  E de uma forma bem especial – sendo acolhido em um lar, por famílias hospitaleiras, calorosas e com afinidades nos valores cristãos e princípios éticos.  Nesse momento de preparação para a Jornada Mundial da Juventude, os jovens estrangeiros poderão deixar sua contribuição na igreja local para o processo evangelizador da juventude, além de participar de toda a programação preparada pela Arquidiocese de Belo Horizonte.Como Igreja viva, povo de Deus, a Arquidiocese de Belo Horizonte se identifica com o projeto da Semana Missionária e acolhe de braços abertos os peregrinos do mundo inteiro que se propuserem a conhecer uma igreja com desafios e grandes alegrias.
Como Igreja viva, povo de Deus, a Arquidiocese de Belo Horizonte está propondo uma programação especial aos jovens peregrinos  e ao povo de Deus. Veja a programação completa no link abaixo:
http://www.semanamissionariabh.org.br/programacao.php?idioma=pt

Circuito Sócio Cultural, Semana Missionária e a Pastoral da Criança

O Circuito é uma iniciativa do Vicariato Episcopal para Ação Social e Política, para divulgar as ações sociais, políticas e culturais promovidas pela Arquidiocese de Belo Horizonte.
É uma oportunidade de apresentar a sociedade os diversos projetos sociais da instituição, que buscam valorizar a vida.
A Pastoral da Criança participa da quarta edição do evento, apresentando a todos os participantes informações de seu trabalho desenvolvido a trinta anos no  Brasil e 25 anos na Arquidiocese de BH, além de apresentar os materiais educativos,  e,  nesse ano por causa da Semana Missionária, onde 5 mil jovens peregrinos se encontra na Arquidiocese, informações da Pastoral da Criança Internacional e materiais educativos estão sendo exposto no stand.

A Pastoral da Criança Internacional

A Pastoral da Criança Internacional está presente em 21 países, levando noções básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania a 21 países, vejam quais são:
Argentina
Paraguai

Angola
Guiné Bissau

Filipinas

El Salvador
Colômbia
Pastoral da Criança - Timor Leste, Moçambique e Guiné-Bissau, Pastoral da la Primera Infancia - Guatemala, Pastorale de la Première Enfance - Haiti, Pastoral de la Niñez - Peru, Panamá, Hunduras, México e Uruguai, Pastoral Materno Infantil - República Dominicana, Pastoral del Niño y de la Niña - Bolívia e por último são Tomé e Príncipe.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Cartilha do Corpo de Bombeiros de MG, ensina como prevenir acidentes domésticos.

Nas férias, crianças ficam mais em casa, aumentando riscos de acidentes.

Em período de férias, aumentam os riscos de acidentes domésticos envolvendo crianças, que passam mais tempo dentro de casa do mês de julho. Os perigos podem ser evitados com cuidados simples, de acordo com os bombeiros, para proteger principalmente crianças e idosos. A corporação elaborou uma cartilha para orientar sobre esse tipo de prevenção.
O tenente do Corpo de Bombeiros Miguel Teixeira explica que, na cozinha, é importante tirar da vista das crianças as facas. Um dos maiores perigos neste cômodo da casa, segundo ele, está no fogão. O suporte das panelas virados para fora ficam exatamente na altura da criança, facilitando que ela tente pegá-lo, fazendo a panela cair, provocando queimaduras. O ideal é manter o suporte para dentro.
A área de serviço é o cômodo da casa onde mais se registra afogamentos de crianças, de acordo com o tenente. Os baldes com dois dedos de água já são suficientes para uma criança afogar. Uma dica é deixa-los empilhados.
Os produtos de limpeza devem ficar fora do alcance das crianças, assim como os medicamentos. Telas de proteção ou grades devem ser colocadas em janelas e varandas. Os móveis que podem servir de apoio para a criança alcançar a janela não devem ser usados. Também é importante colocar borrachinhas nas pontas dos móveis, Na hora do banho, os objetos usados devem ser levados para o banheiro de uma só vez, para que não seja necessário sair para buscar algo e deixar o bebê sozinho.
Para acessar  essa e outras cartilhas dos bombeiros com orientações que ajudam a evitar vários tipos de acidentes , acesse o portal da corporação: http://www.bombeiros.mg.gov.br/dicas-de-seguranca.html.

Confira a cartilha abaixo:































Fonte:
Noticia na integra <http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2013/07/cartilha-do-corpo-de-bombeiros-ensina-evitar-acidentes-domesticos.html>
Cartilha<http://www.bombeiros.mg.gov.br/dicas-de-seguranca.html>

segunda-feira, 8 de julho de 2013

NOTICIAS DA COMUNIDADE

CELEBRAÇÃO DA VIDA!

Na Celebração da Vida do dia 29 de junho de 2013, tivemos a visita dos alunos da Pediatria da Faculdade de Ciências Medicas da UFMG.
O tema abordado por eles foi "Prevenção ao envenenamento com medicamentos e produtos de limpeza". E enquanto alguns alunos faziam a palestra, outros ajudaram nas brincadeiras com as crianças.
Foi muito boa a participação e atuação de todos. As mães fizeram perguntas e estavam muito interessadas.

Nós Líderes agradecemos a visita e ficamos muito satisfeitas e desejamos muito sucesso para esta equipe da Pediatria!!

Parabéns!!

Líderes da Pastoral da Criança da Paroquia São Vicente de Paulo.
Colaboração: Wany - Coordenadora de Ramo.

Nota da Coordenadora arquidiocesana:

Estas visitas dos estudante de Pediatria da UFMG, faz parte de um projeto da Pastoral da Criança Setor 181 - Nossa Senhora da Esperança (BH) e o Dr. Benedito, pediatra e professor da UFMG.
O Projeto consiste em levar os alunos para conhecerem as crianças e o trabalho da Pastoral da Criança nas comunidades de Belo Horizonte!
Aguarde a próxima visita pode se na sua comunidade!

Abraços fraternos. 
Rita Jardim Carnevalli